logo-rgassessoria

Segurança no trânsito – 9 dicas para se tornar um condutor melhor

Segurança no trânsito – 9 dicas para se tornar um condutor melhor

Tirar habilitação é sem dúvida uma grande conquista, mas também uma responsabilidade, afinal, saber dirigir com segurança é fundamental para não colocar sua vida e a de terceiros em risco. Pensando nisso, o que você tem feito para se tornar um motorista melhor? Para te ajudar, nós da RG Assessoria CNH, criamos este artigo sobre segurança no trânsito, contendo 9 dicas para você se tornar um condutor melhor. Leia e confira!

Como Se tornar um condutor melhor

Mais do que anos de experiência ao volante, o bom condutor é aquele que segue as leis de trânsito e preza pela segurança de todos, ou seja, reconhece e assume sua responsabilidade na direção de um veículo.

Desta forma, podemos entender que mesmo um motorista iniciante, tem total condição de ser um ótimo condutor, bastando para isso, que obedeça às leis de trânsito e siga nossas dicas abaixo.

Agindo com precaução o condutor não só se protegerá das multas de trânsito, como também preservará a sua vida, dos demais passageiros e de todos aqueles que estiverem na via, sejam eles condutores ou pedestres.  

Direção Defensiva

Uma das maneiras de pensar como bom motorista é praticar a Direção Defensiva.  

Todos aqueles que tiraram ou renovarem sua habilitação, passaram por aulas de direção defensiva. Quer dizer que, além de conhecer a legislação, os motoristas precisaram também, entender como funciona o comportamento das pessoas no trânsito, a fim de fazer melhores escolhas e evitar acidentes.

Dentre as principais técnicas de direção defensiva, estão a ATENÇÃO, o CONHECIMENTO, a DECISÃO, a HABILIDADE e a PREVISÃO.

Importante saber que apesar de enumeradas separadamente, estas técnicas raramente funcionam sozinhas. Pelo contrário, no dia a dia do trânsito elas podem andar de mãos dadas ou ainda dependerem umas das outras.

Mas saiba que a partir do conhecimento da direção defensiva, você tem condições de tomar atitudes mais conscientes quando estiver no trânsito.

10 dicas para se tornar um Bom Condutor

1- Conheça, entenda e respeite as leis de trânsito

Como sabem, as leis de trânsito existem para que todos possam circular em segurança pelas vias. Assim, conhecer, entender e respeitar as Leis de Trânsito constantes no CTB – Código de Trânsito Brasileiro, o ajuda a manter a segurança, a evitar multas e pontos na carteira e até mesmo a perda do direito de dirigir.

2- Atenção e previsibilidade

Sendo estes importantes elementos da DIREÇÃO DEFENSIVA, tanto a atenção quanto a previsibilidade fazem com que o motorista esteja sempre atento e preparado para lidar com situações inesperadas do trânsito, evitando cometer erros devido ao excesso de confiança.

3. Mantenha a calma

Manter a calma, salva vidas. Segundo um levantamento realizado pelo programa Fantástico da Rede Globo em 2019, das brigas ocorridas no trânsito naquele ano, 39 terminaram em morte.

O trânsito é um ambiente estressante, por isso a melhor dica ainda é fechar o vidro e seguir o seu caminho.

4. Respeite os pedestres e os ciclistas

Nem todos são motoristas, mas em algum momento, todos são pedestres. Inclusive você!

Assim, quando estiver dirigindo, respeite o pedestre e o ciclista, como gostaria de ser respeitado se estivesse em seu lugar. Não acelere seu veículo, não apresse ou assuste as pessoas. Esta atitude pode sim provocar acidentes e colocar a vida delas em risco.

5. Atenção aos limites de velocidade

Você sabia que o excesso de velocidade ainda é a infração mais cometida pelos condutores em todo do país?

Pois saiba que essa “pressa” é considerada infração, que além de provocar graves acidentes, pode levar até a suspensão do direito de dirigir.

6. Posicione-se corretamente ao volante

A posição ao volante considerada ideal, é aquele em que o condutor apoia o corpo no assento e no encosto do banco, segura o volante com as duas mãos e, evita ficar com os pés apoiados nos pedais.

Para maior segurança atente-se ao tipo de calçado utilizado para dirigir. Escolha aqueles que fiquem firmes nos pés e permitam que você acione os pedais rapidamente.

7. Use as setas

Considerando que existem vários veículos no trânsito, a melhor maneira de demonstrar suas ações é fazendo bom uso das setas.

Assim, não deixe de acioná-las sempre que for mudar de faixa, parar, sair ou fazer conversões. Agindo desta forma você contribui para que todos possam tomar atitudes conscientes e evitar acidentes.

8. Revise seu veículo periodicamente

Cuidar do veículo para que ele funcione corretamente é obrigação do motorista.

“Ficar na mão” por problemas técnicos ou mecânicos, além de um transtorno, pode ainda prejudicar os outros condutores.

Desta forma, mantenha as revisões do seu carro em dia e faça as manutenções necessárias antes de colocá-lo em circulação.

9. Seja gentil

Importante saber que ninguém para seu veículo na via de propósito. Assim, ao se deparar com alguém nessa situação, evite buzinar. Se não pode ajudar, também não atrapalhe.

A atitude também vale para quando se depara com um motorista novato. Talvez não se lembre, mas você já esteve nessa situação.

Conclusão

Como viram, o simples fato de ter mais tempo de habilitação não o torna um bom condutor. Para isto é preciso obedecer às leis de trânsito e respeitar o próximo.

Atitudes aliás, que o ajuda não só a evitar acidentes, como também multas e pontos na carteira.

Se você é destes condutores que está tentando mudar de atitude, mas precisa resolver questões relacionadas a pontuação de sua CNH, ou se está com a CNH Cassada, Suspensa ou bloqueada, ou ainda, precisa de ajuda para recorrer das multas de trânsito, fale com a nossa equipe.  

Somos especialistas no segmento de trânsito e transporte e podemos te ajudar a ter de volta o seu direito de dirigir.

Deixe uma mensagem nos comentários com o seu e-mail para que possamos retornar.

E se gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais.

segurança no trânsito