logo-rgassessoria

CNH Digital: tudo o que você precisa saber sobre a nova habilitação

CNH Digital: tudo o que você precisa saber sobre a nova habilitação

Apesar de lançada em 2018, foi somente em 2020 que a CNH Digital ganhou força, tendo sido baixada por 70% dos motoristas do estado de São Paulo. E para você que também quer aderir a esta modalidade, mas ainda tem dúvidas, fique por aqui que vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a CNH Digital.

O que é CNH Digital

Conhecida como CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica), a CNH digital está desde julho de 2018, disponível para todo o país.

Para ter acesso, o motorista só precisa baixar o aplicativo e realizar o cadastro no site do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).

Vale ressaltar que a CNH Digital, tem a mesma validade do documento físico. Quer dizer que em qualquer situação em que você apresentaria a sua habilitação impressa, poderá sacar de seu smartphone e apresentar a CNHe.  

Vamos entender um pouco mais sobre a CNH digital?

Qual a diferença entre a CNH Digital e a CNH Tradicional

Tirando o fato de uma ser eletrônica e poder ser visualizada através de um aplicativo de celular e a outra impressa, não existe nenhuma diferença entre elas.  

Desde o processo para tirar ou renovar a habilitação, até as multas e pontuação que recaem sobre elas, os procedimentos são os mesmos.

Portanto, seja digital ou impressa, nunca dirija sem a sua habilitação. 

Como tirar a CNH Digital

Se você está curioso para saber como ter em mãos a sua CNH digital, preste atenção que vamos te ajudar.

1º Passo – Identificando o QR Code

Antes de mais nada, verifique se a sua habilitação foi impressa com o QR Code no verso. É necessário que possua para solicitar a CNH Digital.

Caso sua CNH seja do modelo antigo e ainda não possua, você precisa primeiro solicitar uma segunda via junto ao Detran. Veja como:

– Vá até uma unidade do DETRAN portando original e cópia dos seus documentos pessoais (carteira de identidade; CPF; comprovante de residência emitido nos últimos 3 meses).

– Tire uma foto 3×4 no local.

– Pague a taxa de expedição do documento.

Em alguns estados, a solicitação pode ser feita online, desde que o documento não esteja com o prazo de validade vencido.

Agora é só esperar a chegada da nova habilitação.

 2º Passo – Baixando o aplicativo

Utilizando as lojas da Apple e Google, baixe GRATUITAMENTE o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” e cadastre os seus dados.

3º Passo – Registro no DENATRAN

– Acessando o Portal de Serviços do DENATRAN, clique em CADASTRAR.

– Ali, preencha todos os seus dados (nome completo, CPF, e-mail, data de nascimento e senha).

– Você receberá uma confirmação por e-mail. Confirme o seu cadastro e siga as próximas instruções.

4º Passo – Valide seu acesso

Agora é hora de validar o aplicativo.

– Forneça o CEP que consta em seu cadastro no DETRAN e escaneie o QR Code no verso de sua CNH.

– Permita que o app Carteira Digital de Trânsito tenha acesso à sua câmera do celular.

– Aponte a câmera para o seu rosto e siga as instruções.

– Para acessar o documento pelo aplicativo, crie uma chave de acesso de 4 dígitos.

Atenção: para o primeiro acesso é preciso ter internet, mas nos próximos a consulta de sua CNHe pode ser feita em modo off-line, bastando para isso, inserir a chave de acesso. 

Vantagens de utilizar a CNH-e

Importante ressaltar que apesar de muitas vantagens, alguns motoristas ainda preferem a CNH tradicional, a impressa.  Segundo informações do Detran, as habilitações tradicionais continuarão sendo impressas e não é obrigatório (pelo menos por enquanto), a emissão da habilitação digital.

Espera-se, no entanto, que com o passar do tempo, o número de impressões caia drasticamente.

Mas são de fato a segurança e a praticidade as principais vantagens da CNH Digital.

Praticidade quando não é mais preciso se preocupar em esquecer ou extraviar a sua CNH. Com a versão digital, o documento estará sempre com você, eliminando assim, o risco de você ser multado.

Isto sem falar que, além de ter o mesmo valor jurídico que a habilitação impressa, a CNH digital possui itens de segurança que garantem a sua autenticidade.

Falamos do QR Code, que armazena os dados do motorista de forma criptografada, tornando este documento muito mais seguro que o impresso. 

Multa por dirigir sem CNH

Como sabem, a CNH é um documento de porte obrigatório e sua ausência enquanto dirige, implica em multas e pontos na carteira. Veja abaixo:

Art. 159. (…)

1º É obrigatório o porte da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação quando o condutor estiver à direção do veículo.”

E ainda:

Art. 232. Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos neste Código:

Infração – leve;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo até a apresentação do documento.”

E só para refrescar a memória, o valor da MULTA LEVE é de R$ 88,38, mais 3 pontos na carteira.

Ou seja, ao baixar a CNH Digital, você se livra desta penalidade. A única preocupação aqui é manter o celular sempre carregado ou ter à mão, um carregador de carro.

Fui multado e agora?

Se você é um dos milhares de brasileiros que foram multados e estão hoje impedidos de dirigir, saiba que nós da RG Assessoria estamos aqui para ajudar.

Somos um escritório de assessoria jurídica, especializado no segmento de Trânsito e Transporte, que atua de forma criteriosa na defesa de seus clientes.

Desta forma, esteja você com a habilitação cassada, bloqueada ou suspensa, entre em contato com a nossa equipe.

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

E caso tenha ficado com alguma dúvida sobre a CNH digital, deixe aqui nos comentários .